A Fundação Médico Assistencial Major Domingos de Deus Corrêa, entidade filantrópica sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ sob o nº, 18.879.387/0001-63, situada na Rua Governador Magalhães Pinto, 889, São Geraldo, neste município de Monte Azul, foi instituída no dia 08 de setembro de 1976, com finalidade estatuária de prestar assistência médica, hospitalar e ambulatorial com qualidade à população de Monte Azul e região.
Nesse sentido, no início do ano de 1980 foi então construído o primeiro pavilhão do Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças e a aquisição de equipamentos hospitalares por intermédio das doações voluntárias dos cidadãos de Monte Azul, da Prefeitura Municipal de Monte Azul e de órgãos do Governo federal.
O atendimento inicial, como já esperado, era precário, e a unidade hospitalar não participava de programas de financiamento médico hospitalar do governo estadual nem do governo federal.
No ano de 1981 a Fundação Médico Assistencial Major Domingos de Deus Correa recebeu o título de instituição de Utilidade Pública e Filantrópica, fato este primordial para o credenciamento no Ministério da Previdência Social e em convênios com o FUNRURAL. Dessa forma foi possível a contratação de mais de mais médicos, enfermeiros, bioquímicos, dentistas e um número satisfatório de funcionários, com o objetivo de ofertar uma assistência médico hospitalar de qualidade à população de Monte Azul e região, dentro da capacidade instalada, até então existente.
Entre os anos de 1985 a 1987, houve uma ampliação da estrutura física do hospital, possuindo, atualmente, uma área construída de mais de 2.600 m2. Nos anos de 1997 a 1998, com recursos do REFORSUS, o hospital adquiriu vários equipamentos, como aparelho para ultra-sonografia, mesa para cirurgia, instrumentais cirúrgicos, entre outros materiais fundamentais para a prestação assistencial resolutiva e de qualidade. No ano 2000, através de emenda parlamentar, foi possível a construção do bloco cirúrgico, a aquisição de equipamentos para a lavanderia hospitalar, a aquisição de equipamentos para o laboratório de análises clinicas, para a central de esterilização e para a agência transfusional.
Entre os anos de 2002 a 2008, através do Programa de Fortalecimento dos Hospitais SUS do Estado de Minas Gerais – Pro-Hosp, o Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças realizou reformas necessárias na Recepção, no Pronto Socorro, no Laboratório de Análises Clínicas e nas Unidades de Internação. Através desse programa foi possível ampliar a farmácia hospitalar, construir o almoxarifado, ampliar o bloco cirúrgico, ampliar e equipar a Unidade de Assistência Nutricional – UAN, construir e equipar o centro obstétrico e a unidade de alojamento conjunto. Foi possível também adquirir materiais e equipamentos necessários para a prestação assistencial resolutiva e de qualidade, como monitores multiparâmetros, cardioversores, oxímetros de pulso, berço aquecido, incubadoras de recém-nascidos.
Através de emendas parlamentares, foi possível realizar a reforma e ampliação do Pronto Socorro e a aquisição de materiais e equipamentos vitais, como monitores multiparâmetros, ventilares mecânicos, bombas de infusão, cardioversores, focos cirúrgicos de led, aparelhos para o laboratório de análises clínicas, autoclave. Foi possível também realizar a aquisição de uma usina de oxigênio medicinal, ar comprimido e vácuo, bem como a canalização de oxigênio medicinal para 100% dos leitos do Hospital.
Atualmente o Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças possui 42 leitos hospitalares, sendo 40 leitos SUS e 02 leitos para internações particulares. O hospital realiza internações de média complexidade em Clínica Médica, Clínica Pediátrica, Clínica Cirúrgica, Clínica Obstétrica e também em Clínica Psiquiátrica (álcool, crack e outras drogas), com a finalidade de reduzir os vazios assistenciais do município de Monte Azul e dos municípios vizinhos, fortalecendo assim a microrregião e proporcionando a efetiva regionalização do Sistema Único de Saúde – SUS.
O Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças possui o seguinte perfil assistencial e estratégico:
MISSÃO
Oferecer soluções de saúde com qualidade de vida à população de Monte Azul e Microrregião, por meio de um atendimento humanizado e ético, e através de uma gestão participativa.
VISÃO
Ser reconhecida regionalmente pela excelência dos serviços de saúde prestada à população de Monte Azul e Microrregião.
PRINCÍPIOS E VALORES
Competência - Fornecer os recursos necessários para o desenvolvimento e a capacitação de seus profissionais.
Ética - Agir de forma ética, respeitando o meio ambiente e os valores da organização, dos indivíduos e da sociedade.
Filantropia - Atender aos grupos sociais mais carentes da comunidade, estimulando ações de prevenção e promoção da saúde, e cumprindo com o seu compromisso social.
Humanização – Tratar os pacientes, seus familiares e acompanhantes com respeito e dignidade, compreendendo suas preocupações e seus anseios por informações precisas.
Inovação – Investir continuamente em novas tecnologias e em metodologias de trabalho inovadoras que facilitem a prevenção e a promoção da saúde.
Profissionalismo – Desenvolver ações continuadas de melhoria organizacional, objetivando o comprometimento, a satisfação e a valorização de todos os profissionais.
Qualidade – Prestar assistência à saúde que atenda às necessidades e às expectativas de seus clientes e parceiros.
Sinergia – Manter um bom relacionamento com prestadores de serviço e fornecedores, baseado na confiança mútua e no compartilhamento da visão de futuro.
Sustentabilidade – Ampliar e otimizar os recursos disponíveis, compatibilizando-os com os objetivos de desenvolvimento da Instituição.
NEGÓCIO
Soluções de saúde com qualidade de vida.